Ferrari 250 LM de 1964 deve ser um dos carros mais caros a serem vendidos este ano

Ferrari 250 LM. Fotos: Patrick Ernzen por cortesía de RM Sotheby's
Ferrari 250 LM. Fotos: Patrick Ernzen por cortesía de RM Sotheby’s

O tradicional leilão RM Sotheby’s, que acontece durante o famoso evento norte-americano Monterey Car Week, tem em seu catálogo joias sobre rodas, entre elas um destaque é essa Ferrari 250 LM.

Tanto que é o de maior preço estimado de todos os carros que serão vendidos entre os dias 17 e 19 de agosto. Ou seja, pretende ser o modelo mais caro leiloado pela RM Sotheby’s neste evento. E, muito possivelmente, está entre os mais caros do ano.

+ Ferrari usada por Schumacher na F1 em 1998 está à venda por R$ 23 mi
+ Novo jogador do Barcelona compra Ferrari de R$ 3 milhões
+ Após briga, caminhoneiro destrói Ferrari do patrão

Nascida como substituta da Ferrari 250 GTO, a Ferrari 250 LM também é objeto de desejo entre os fãs da marca. Apenas 32 unidades deste esportivo homologado para corridas e também para rua foram fabricadas.

Especificamente, esta unidade, com chassi 6053, foi o número 22 concebido: um dos mais recentes deste modelo de Maranello. Ela competiu no BRSCC britânico de 1965, mas também nas 24 Horas de Le Mans de 1968 e outros eventos. Pilotos como Mike Hailwood, entre outros, pilotaram essa máquina.

A RM Sotheby’s estima que o lance final ficará entre 18 e 20 milhões de dólares, o que ao câmbio atual representa entre 16 e 18 milhões de euros. Um preço vertiginoso que se deve a várias razões.

Ferrari 250 LM. Fotos: Patrick Ernzen por cortesía de RM Sotheby's
Ferrari 250 LM. Fotos: Patrick Ernzen por cortesía de RM Sotheby’s

Talvez a principal delas seja que é uma das poucas Ferrari 250 LM que não sofreu um acidente grave em competição. Mas também, por exemplo, que mantém componentes mecânicos originais com os quais competiu em Le Mans: entre eles seu motor V12 de 3,3 litros que tem cerca de 230 cv. Isso é certificado pela Ferrari Classiche.

Além do seu excelente estado de conservação: em 2021 recebeu uma restauração abrangente a nível da carroçaria, habitáculo e mecânica. Foi assinado pela Ferrari Classiche, que o devolveu às especificações originais quando foi entregue pela primeira vez em 1964. Volta a aparecer em vermelho Rosso Cina e com os bancos estofados em tecido azul Bleu.

Se o valor ficar perto do estimado, esta Ferrari 250 LM se tornará um dos carros mais caros da marca vendidos em leilão. Embora não atinja os 60 milhões de euros alcançados por uma Ferrari 250 GTO nem os quase 42 milhões de euros desta outra unidade do 250 GTO, que é a Ferrari de preço mais elevado.

Claro, que ainda ficará longe dos 135 milhões de euros da Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 único no mundo que é, neste momento e oficialmente, o carro mais caro alguma vez leiloado.

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé. Foto: Divulgação

Veja mais fotos da Ferrari 250 LM

Back to top